Foi depois do século 18 que o homem despertou para o triunfalismo de uma vida que evoluía para melhor, tudo transcorria para o aprimoramento das ações de um homem que se sentia cada vez mais auto-suficiente com as descobertas maravilhosas em diversas áreas de pesquisa. Daí dizeres como “Ordem e Progresso” passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas. Porém, isto acabou com o início da guerra mundial que mandou por água abaixo cada uma das máximas do desenvolvimento e evolução do homem para melhor. Augusto Comte teve muito que se lamentar… 🙂 O homem tem uma necessidade natural de ser reconhecido e valorizado, sentir-se realizado e detentor das soluções do inexplicável à sua volta. Quando o homem pensa poder explicar tudo e sobreviver sem a ajuda de Deus, torna-se hóspede de um vírus que, na verdade, o afeta e arruina seu verdadeiro potencial interior: o orgulho. Precisamos aprender com o passado da humanidade. Sempre que qualquer ser humano tentou empreender uma jornada nesta vida sem a companhia da humildade e do seu Criador, encontrou a tristeza do vazio interior e o fracasso, aquele que não pode ser preenchido com as ilusões que encontramos no prazer das coisas passageiras. A Bíblia tem um pensamento no qual gostaria que você meditasse durante esta semana:
“O orgulho leva a pessoa à destruição e a vaidade faz cair na desgraça”
Bíblia, livro de Provérbios, capítulo 16, verso 18
Não se deixe levar pelo orgulho! Quando toma conta de seu interior acaba fazendo você perder pessoas e oportunidades que são muitíssimo preciosas!!! Quando você entrega sua vida a Jesus para que Ele a dirija, está praticando a humildade e abrindo seu coração para receber os benefícios deste relacionamento íntimo e verdadeiro. Empregue um tempo durante o dia de hoje a fim de parar e avaliar o nível de orgulho destrutivo que o tem afetado. Avalie o quanto este seu orgulho interior tem prejudicado as pessoas que você ama. Decida mudar, entregando tudo (passado, presente e futuro) a Alguém que pode levá-lo a lugares e situações além de sua imaginação. Experiência própria!
Ouvi uma frase cultural de um leto (Letônia): “Sempre que queremos desejar o que é ruim para alguém, dizemos: – Tomara que você fique orgulhoso!” Isto é a pura verdade!
Uma semana muito especial,
Abraços
Texto Bíblico Utilizado: Provérbios 16:18
“Tornai-vos unidamente imitadores meus, irmãos, e ficai observando os que estão andando dum modo que está de acordo com o exemplo que tendes em nós. Pois há muitos, os quais eu costumava mencionar muitas vezes, mas agora os menciono também com choro, que estão andando como inimigos da estaca de tortura do Cristo, e o seu fim é a destruição, e o seu deus é o ventre, e a sua glória consiste na sua vergonha, e eles fixam as suas mentes nas coisas da terra. Quanto a nós, a nossa cidadania existe nos céus, donde também aguardamos ansiosamente um salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual remodelará o nosso corpo humilhado para ser conforme ao seu corpo glorioso, segundo a operação do poder que ele tem, sim, de sujeitar todas as coisas a si mesmo. Filipenses 3:17-21
o orgulho toma conta de quem é fraco …Eu sou fraco ,as vezes me deixo levar pelo orgulho ,mas com ele estou aprendendo muito …e estou aprendendo a controla-lo também ….isso é uma questão de força de vontade !
O ORGULHO É UMA DOENÇA MISERÁVEL, VAMOS TER CUIDADO COM ELA!