Alguns tem atribuído a Mark Twain a seguinte frase: “Quando eu era um garoto de 14 anos, meu pai era tão ignorante que eu não agüentava ficar perto dele. Mas quando eu fiz 21 anos eu fiquei boquiaberto ao constatar o quanto meu velho tinha aprendido em 7 anos.”
A atitude das crianças para com seus pais muda à medida que elas crescem. Muitos jovens demonstram pouco ou nenhum respeito por seus pais. É desalentador constatar isto! Mas no processo de amadurecimento muitos deles começam a reconhecer que o pai e a mãe sabiam muito mais do que eles imaginavam.
Por outro lado, alguns jovens se arrependem profundamente ao entenderem que se tivessem seguido o conselho dos pais, eles poderiam ter evitado muito sofrimento, tanto para eles quanto para sua família. A Bíblia nos diz: “Filhos, obedeçam seus pais no Senhor, porque isto é bom. “Honra a teu pai e a tua mãe” é o primeiro mandamento com promessa: para que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.” (livro de Efésios capítulo 6 versos 1 a 3). O livro de Provérbios aconselha: “Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida! O pai que tem um filho correto e sábio ficará muito feliz e se orgulhará dele” (livro de Provérbios, capítulo 23, versos 22 e 24).
Agora minha palavra é para você que é pai ou mãe: Não desanime! Continue a instruir e corrigir seu filho. A disciplina não é bem entendida, nem aceita no momento, mas os frutos virão depois. Nossa geração tem pecado por querer ser “amiga” de nossos filhos, o que não é totalmente errado. Mas “amigos” eles podem ter muitos, e “pais”, só nós. Se nós não desempenharmos nosso papel educando-os, colocando limites, eles vão sofrer mais tarde – serão desajustados e como diz o livro de Provérbios “serão vergonha para nós”.
Que Deus nos ajude a sermos bons filhos e bons pais!
Cara Suely
Aí vão algumas dicas na hora de disciplinar os filhos.
1- Nunca xingue – isto mexe com a autoimagem. Chamar um filho de burro, idiota ou usar palavrões, faz a criança crescer achando que ela é aquilo.
2- Não diga alguma coisa que vc não gostaria de ouvir. Coloque-se no lugar da criança. Nunca ofenda a pessoa, você não gostou do que ele/ela fez, mas seu amor por ela não pode ser mudado pelas ações dele/dela. há gente que sofreu na mão dos pais e acaba fazendo igual com seus filhos.. mesmo abominando o que os pais dizeram…
3- Deixe a criança sofrer as consequencias do seu comportamento. Por exemplo, não almoçou, não dê lanchinho, ela terá que ficar com fome até a outra refeição, esta é a consequencia natural. Não fez a tarefa, não poderá ver tv – consequencia lógica.
4- Se precisar dar uma palmada, varadinha ou chinelada, não o faça enquanto estiver muito bravo. Assim vc descarregará sua raiva ao invés de disciplinar. Você sabe que deu a chinelada na medida certa quando “dói em vc” ter que fazê-lo. Minha MÃE COSTUMAVA VARRER antes de bater na gente. Ela descarregava a raiva na vassoura para depois nos disciplinar ( imagine o que aprontavamos… éramos 5 a fazer traquinices). Examine seu coração antes de aplicar a disciplina física.
5- Lembre da sua reponsabilidade diante de Deus de educar bem seus filhos. Peça a direção DEle. Leia o livro de Provérbios 4, Efésios 6.
Espero que estas dicas rápidas possam ajudá-los.
Abraços
Hedy Silvado
Gostaria de uma mensagem de orientação para meu amigo. Ele não está sabendo ser pai. Usa palavras de baixo galão com filhos na hora de corrigi-los, grita muito, bate portas e apesar de em outros dptos ser um excelente pai, ele peca neste sentido. Não é um homem de diálogo, apesar de se dizer ser um homem de Deus. Preciso de ajuda, ja não tenho mis palavras pra conversar com ele.