Os textos a seguir foram retirados da Nova Tradução na Linguagem de Hoje, e devem ser usados junto com o roteiro do texto Celebrando o Natal com a Família.
Lucas 2:1-20
- Naquele tempo o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população.
- Quando foi feito esse primeiro recenseamento, Cirênio era governador da Síria.
- Então todos foram se registrar, cada um na sua própria cidade.
- Por isso José foi de Nazaré, na Galiléia, para a região da Judéia, a uma cidade chamada Belém, onde tinha nascido o rei Davi. José foi registrar-se lá porque era descendente de Davi.
- Levou consigo Maria, com quem tinha casamento contratado. Ela estava grávida,
- e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer.
- Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.
- Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas.
- Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo,
- mas o anjo disse: —Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo!
- Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês—o Messias, o Senhor!
- Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.
- No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo:
- —Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem!
- Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: —Vamos até Belém para ver o que aconteceu; vamos ver aquilo que o Senhor nos contou.
- Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura.
- Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele.
- Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados.
- Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas.
- Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto. E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado.
Mateus 2:1-12
- Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém.
- Eles perguntaram: —Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo.
- Quando o rei Herodes soube disso, ficou muito preocupado, e todo o povo de Jerusalém também ficou.
- Então Herodes reuniu os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei e perguntou onde devia nascer o Messias.
- Eles responderam: —Na cidade de Belém, na região da Judéia, pois o profeta escreveu o seguinte:
- “Você, Belém, da terra de Judá, de modo nenhum é a menor entre as principais cidades de Judá, pois de você sairá o líder que guiará o meu povo de Israel.”
- Então Herodes chamou os visitantes do Oriente para uma reunião secreta e perguntou qual o tempo exato em que a estrela havia aparecido; e eles disseram.
- Depois os mandou a Belém com a seguinte ordem: —Vão e procurem informações bem certas sobre o menino. E, quando o encontrarem, me avisem, para eu também ir adorá-lo.
- Depois de receberem a ordem do rei, os visitantes foram embora. No caminho viram a estrela, a mesma que tinham visto no Oriente. Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava.
- Quando viram a estrela, eles ficaram muito alegres e felizes.
- Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
- E num sonho Deus os avisou que não voltassem para falar com Herodes. Por isso voltaram para a sua terra por outro caminho.
Monólogo de Natal
Ivone Boechat
A noite estava muito bonita. Como de costume, Sara ficou olhando para o céu e resolveu conversar com uma estrela:
-Você que mora aí em cima, estrela, conta pra mim o que viu de mais bonito aqui na terra?
– É o mar, nosso espelho e há noites em que ele está tão deslumbrante, que nós, estrelas, ficamos tontas e caímos. A lua acende todas as velas, ilumina as ondas no seu doce vaivém. É emocionante vê-lo se espreguiçando na areia, esperando o pisca-pisca da estrela dalva, a madrinha.
– Você que observa tudo poderia dizer qual foi a noite mais linda de toda a história?
– Claro, nós fomos convidadas. Naquela noite, o céu estava em festa. Tudo aconteceu como previram os profetas. Fomos alertadas para expor todo o nosso brilho, em constelações, ninguém poderia nem piscar, porque algo extraordinário ia acontecer. Ficamos aguardando os sinais, A rainha das estrelas se colocou esplêndida no firmamento. Um coro de anjos chegou cantando. Anjos, muitos anjos sob as nuvens. Os pastores de Belém extasiados, se curvaram, em oração. Os animaizinhos se encolheram na estrebaria, dando espaço à Maria e José; nós estrelas e galáxias, ali brilhando, brilhando…O luar estava lindo. Ouvimos quando anjo Gabriel chegou numa apoteose celestial, nunca vista.
Sara notou que a estrela estava fluorescente, emocionada e feliz!
– Por que você está assim tão diferente, estrela, parece que você chorou ?
E a estrela concluiu:
-A noite em que nasceu Jesus Cristo, foi o dia mais bonito do Universo. A paz tão prometida chegou! É por isto que ficamos de prontidão aqui, observando para avaliar o que fazem os homens na terra na linda noite de Natal! Esperamos que pelo menos orem agradecendo e se abracem.
(Escola, doce escola 1ª.edição-Unigranrio-1983-RJ)