Os jornais do mundo inteiro noticiaram um acontecimento surpreendente – confesso que muitas coisas passaram pela minha cabeça quando li a matéria no principal jornal da cidade: A Nasa divulgou imagens de uma tempestade solar, que foi considerada por ela a mais forte registrada nos últimos anos.
O que tem causado grande preocupação entre os entendidos é que a radiação solar entrou em contato com a atmosfera da Terra. Em países do norte da Europa, foi possível ver o que é conhecido como a aurora boreal, um espetacular fenômeno com luzes de tons verdes no céu. Cientistas afirmam que a radiação decorrente das tempestades solares não oferece riscos a saúde das pessoas. No entanto, alguns satélites podem ser afetados.
A nossa principal estrela – o Sol – tem passado por um período de relativa calmaria nos últimos dez anos, período no qual o mundo se tornou muito dependente de recursos tecnológicos potencialmente vulneráveis ao fenômeno. Tom Bogdan, diretor do Centro de Meteorologia Espacial dos Estados Unidos, descreveu a sequência de eventos de uma tempestade mais forte: “No começo, a radiação eletromagnética ionizaria a camada mais externa da atmosfera, o que afetaria a atividade dos satélites dos GPS – o sistema pararia de funcionar.” O grande problema é que os especialistas estão prevendo cada vez mais e mais eventos do tipo, e eles serão cada vez mais variados.
Quando eu estava avaliando os fatos, confesso que admirei as imagens surpreendentes causadas pelas tempestades, mas isso me fez pensar sobre a grandeza de Deus. O Sol é o objeto mais proeminente em nosso sistema solar. É o maior objeto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar. Cento e nove Terras seriam necessárias para cobrir o disco do Sol, e em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras. A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. O Sol é só uma porção da grandiosa criação de Deus.
Lendo informações sobre o Sol percebi o quanto sou insignificante e quanto sou incapaz de mensurar qualquer fato a respeito do Deus da Criação. Deus é incalculavelmente grande, só isso que posso afirmar. O que mais me surpreende é a maneira como Ele se importa com minha vida, a Bíblia revela o amor de Deus por cada um de nós. Isso é inexplicável aos olhos e sentimentos humanos. O Deus que criou o Sol e todo o universo encontra-se disponível para qualquer simples mortal. Tudo que posso pensar a respeito das tempestades solares é que elas são nada comparadas ao poder do Deus da criação.
Termino este artigo refazendo a pergunta registrada no livro de Isaias 40. 18:
“A quem vocês compararão Deus? Como poderão representá-lo?”
Texto Bíblico Utilizado: Isaias 40. 18
Ontem 09/05/2013 estava em Bento Gonçalves RS sintonizando a Gaúcha Serra em 102,7 FM quando o sinal foi fortemente sobreposto por uma emissora da argentina, o que me impressionou foi o som local desta radio estrangeira.
Estava buscando uma explicação quando cheguei aqui neste site.
Isso não somente nos mostra a grandeza de Deus como também que sua vinda está proxima!!!
Estava viajando no dia 27/01/2012 entre 20 e 23 horas ( entr Encruzilhada do Sul e Pelotas) quando percebi que só sintonizava radios em espanhol no radio. Achei muti estranho, pois viajo seguidamente por este trecho ouvindo diversas radios locais. Ta explicado!
Reparei que em dias de tempestade solar ocorre uma interferencia em radios fm. Em 27/01/2012 entre 19 e 21 horas todos os canais de fm, foram ocupados por radios latinas, da argentina, chile, guatemala. Até mesmo radios fortes como as transamericas foram sobrepostas. Cada toque no dial mudava de estação. Essa foi a interferência mais forte ate hoje. Se vc notou algo diferente comente aqui tambem.